sábado, 9 de julho de 2016

San Diego La Jolla

La Jolla, se originou de ¨La Joya¨, um Balneário  Elegante num Cenário Soberbo
                                    
Avenida Beira-Mar.
Logo que chegamos a beira mar estacionamos de frente para o Pacífico, que se estende grandioso, descomunal além do que nossos olhos podem ver ou imaginar .
Falésias de La Jolla
Ponta da falésia com cormorões. Cormorão é uma ave com plumagem escura, mergulhadora  e que vive nas costas marinhas. Nós brasileiros poderíamos chama-los de biguás,  pela semelhança, mas acredito que   podem ser de espécies diferentes.
Comunidade dos Cormorões
Pegando o sol da manhã, os cormorões se socializam com os outros componentes de sua espécie em ambiente harmônico até mesmo com algumas gaivotas intrometidas. Acho que  exercitam uma  educação de convivência.

                                     
Caverna Soturna
As falésias do litoral de La Jolla  permitem a ocorrência de muitas reentrâncias e cavernas como esta, que atravessa de lado a lado o Promontório . Chamamos a caverna de soturna porque  não vimos nenhum animal, cormorão, gaivota, pelicano, leão marinho, foca etc., que se aventure dentro de seu escuro ambiente! Será que aí mora alguma criatura assustadora que não gosta de ser incomodada? Cartas a redação.
Caverna Soturna
Atravessa de lado a lado o Promontório dos Cormorões e nenhum animal ou pessoa se aventuram dentro dela. 
Oceano Pacífico em Azul
O Oceano Pacífico por estas bandas tem um aspecto eclético com relação as cores de suas águas pois mudam de acordo com o lugar, com o vento e com a hora do dia. Estamos saindo do estacionamento e tomando a direção da Parque de La Jolla, passando pelo promontório onde estão os Cormorões.
 Parque de La Jolla
Seguindo a pé chegamos a esta agradável paragem com uma confortável trilha a beira mar arborizada, com ambiente ameno e silencioso.
Parque de La Jolla
A trilha se desvia na direção daquele Coreto ou Deque se quiserem,  em posição estratégica e que permite ver toda a extensão do litoral formado por belas falésias rochosas e que com o oceano enriquecem o cenário de forma inegável.
Falésias de La Jolla
Tomadas por aves mergulhadoras de inúmeras espécies e animais mamíferos como focas e leões marinhos na parte de baixo junto a linha d'água. 
Falésias de La Jolla
Esta área está tomada por simpáticos pelicanos, que em razão destas injustiças da natureza, não ocorrem no Brasil, até onde eu sei. É um animal de aspecto sério e que impõem sua presença sem maiores discussões e vivem a vontade em sua habitação, donos do pedaço e dos corações dos humanos. 
Falésias de La Jolla
O colorido pelicano aproveita o sol da manhã para embelezar as penas e assim melhorar o seu encanto natural! 
 Falésias de La Jolla
Podemos ver os leões descansando nas pedras próximos a linha d'água, cercados por intrometidos e indesejados cormorões e gaivotas que não conhecem o seu lugar. 

Falésias de La Jolla
Podemos ver a grande extensão do litoral do balneário La Jolla e a beleza de suas falésias coalhadas de cormorões, pelicanos, maçaricos e gaivotas, bem como os surpreendentes leões marinhos nas pedras, próximo a água.

 Falésias de La Jolla
As falésias vão diminuindo em direção norte, onde inúmeras casas de veraneio são construídas em suas encostas arborizadas para que os moradores desfrutem deste  cenário arrebatador.
Praias de La Jolla
Construções são realizadas próximas a praia por hotéis e resorts. Subindo as encostas vemos casas e vivendas de veraneio que desfrutam deste belíssimo cenário. 
                                      
Águas do Balneário de La Jolla
Estas águas são surpreendentemente tranquilas e calmas não demonstrando nenhum perigo para banhistas que queiram nadar. Existem grupos diversos de natação que aproveitam estas águas tranquilas para praticar o exercício, inclusive um grupo de ativas senhoras, com mais de 60 anos que fazem a travessia da enseada todo o dia. Porém aquele alegre pelicano parece correr algum tipo de perigo, pois uma sombra, embaixo d'água se aproxima. Seria o monstro da caverna soturna? Cartas a redação.
Águas do Balneário de La Jolla
O personalíssimo pelicano não se impressiona com movimentos ou sombras ameaçadoras submarinas  e continua em sua labuta de conseguir o peixe nosso de cada dia. Atento fixa sua atenção em movimentos  faíscantes logo abaixo dele. 
 Águas do Balneário de La Jolla
O nosso amigo pelicano mergulha com destreza sua cabeça, esticando um comprido pescoço e pesca o seu almoço. Um belo e saboroso peixe desavisado que não sabia que pelicanos, embora simpáticos, não são confiáveis!
Falésias de La Jolla
Próximo a linha d'água as focas e leões marinhos descansam com justiça de suas investidas e aventuras pelo mar grosso. Com a esperança talvez de obter um bronzeado? Pode ser, conheço pessoas que são um caso perdido, podem tomar todo o sol do mundo que jamais conseguem um bronzeado. Porque  o leão marinho não pode também se iludir. 

Litoral de La Jolla
Ampla visão do litoral com um coreto ou deque para apreciar ¨de camarote¨ o soberbo cenário. 
                                     
Litoral de La Jolla
Além das praias e falésias o litoral de La Jolla apresenta elevações e penhascos em direção norte da enseada.  
Cidade  Balneária de La Jolla
A avenida beira mar está emoldurado por casas e vivendas com dois ou três andares e com amplas janelas de vidro para apreciar o panorama. Esta avenida ainda ostenta uma imponente fileira de altas palmeiras que reforçam o ambiente de lazer e repouso local.
Cidade Balneária de La Jolla
A avenida beira mar oferece muitos restaurantes, bares e cafés com mesas externas, diante do mar.
Cidade Balneária de La Jolla
Com a avenida beira mar com os estacionamentos tomados por veículos visitantes. 
Cidade Balneária de La Jolla
 Prédios de apartamentos , alguns com sacadas e outros com amplas janelas voltadas para o mar.
Cidade Balneária de La Jolla
Praça diante do mar com um visível exemplar da Árvore de Jessé ou  ¨Joshua Tree¨, comum nos desertos da Califórnia.



Enseada de La Jolla
Com pequenas praias  aproveitadas pelos banhistas e os penhascos usados por cormorões, pelicanos e maçaricos na parte de cima e leões marinhos e focas na parte de baixo, próximos a linha d'água.  
Enseada de La Jolla
Banhistas usando a pequena praia que fica logo abaixo das falésias, que podem ser acessadas por escadas de concreto e corrimão. Aqui se pensa em segurança. Muitos grupos de natação partem desta praia e excursionam nadando, pelas águas tranquilas da enseada.  
Enseada de La Jolla
Com muitas reentrâncias e cavernas naturais, exploradas por banhistas curiosos. 
Enseada de La Jolla
Leão marinho tomando sol preguiçosamente nas pedras próximas ao mar. 
 Enseada de La Jolla
Leões marinhos permanecem descansando ao sol diante de um público já acostumados com eles. Parecem mansos e pacíficos e seria capaz de dizer que se divertem muito com suas brincadeiras de uns com os outros.
Enseada de La Jolla
Com seus leões marinhos descansando, enquanto a arrebentação castiga as pedras logo abaixo. 
Ponta da Enseada
Pode-se ver a arrebentação castigando as paredes das falésias e recifes logo abaixo. 
Enseada de La Jolla
Podemos ver o litoral elevado do litoral de La Jolla. Podemos ver uns pontinhos pretos na água que são banhistas dos grupos de natações que se exercitam nestas águas calmas.


                                   
Enseada de La Jolla
E as falésias rochosas logo abaixo da Avenida Beira Mar, lotadas de cormorões, maçaricos e gaivotas, que já fazem parte do cenário.
Enseada de La Jolla
Simpático casal de visitante lê a placa comemorativa enquanto o maçarico fita os dois com curiosa intensidade. Às vezes , pensamentos tão profundos, revelam grandes verdades.

Enseada de La Jolla
Logo após toda a reflexão e o pensar de profunda intensidade, o maçarico inicia seu ¨speech¨ ,porém em linguagem tal  que não pode  ser  convertida para o Português falado no Brasil.
                                     
Enseada de La Jolla
Os brados do maçarico ressoam por um ambiente atento e ávido por suas verdades descobertas! 
Avenida Beira Mar
Pela calçada repleta de quiosques as pessoas podem fazer longos e tranquilos passeios à beira mar. 
Praça a Beira Mar
Permite desfrutar a vista do mar, das enseadas e falésias sentado em nos bancos.

                                     
Praça a Beira Mar
Um amplo espaço preservado pela urbanização para o lazer e o repouso.

Caminho a Beira Mar
Longas e preguiçosas caminhadas emolduradas com um mar interminável permitem momentos muito agradáveis. 
Caminho a Beira Mar
Trecho de costa rochosa, com posto de observação para banhistas. Pode-se ver que este trecho apresenta um mar bem mais agitado e com alguma arrebentação e por isso não muito fácil para os banhistas.
Caminho a Beira Mar
O Oceano Pacífico é assim como um filme em tecnicolor. Muda de cores a cada instante do dia e do lugar. É um espetáculo que se pode apreciar muito bem quando livres de preocupações e compromissos.  
Caminho a Beira Mar
Ponta rochosa com a Posto de Observação para banhistas, cercado por um amplo espaço gramado. A concepção urbana de La Jolla é sempre a de uma Joia Ambiental, que deve ser preservada para o descanso. 
 Caminho a Beira Mar
Falésias que servem de parapeito contra as investidas da rebentação vistas na direção do caminho de onde viemos.
                                     
Caminho a Beira Mar
Litoral rochoso com pequenas e modestas praias. 
Base de Artilharia
Todo aquele que serviu ao exército na Artilharia de Costa da década de 1950 , conhece de imediato uma base de canhão para defesa da costa. Isso me foi confirmado pelas pessoas que por aqui passavam. São remanescentes da II Guerra Mundial, o morticínio estúpido que trouxe resultados  ainda mais estúpidos. 
Praça a Beira Mar
Com os prédios mantidos longe da costa preservando este amplo espaço gramado. Chama a atenção também estas altas palmeiras enfileiradas ao longo da Avenida Beira Mar.

Avenida Beira Mar
Com as palmeiras enfileiradas no lado do mar e os prédios do outro lado da rua. 
Vistas da Cidade de La Jolla
Com amplas avenidas e muitos prédios comerciais. 
Vistas da Cidade de La Jolla
Com um centro comercial repleto de lojas e cercado por bons restaurantes, bares e cafés. 
Vistas da Cidade de La Jolla
Prédios comerciais e residenciais com alguma arquitetura ibérica preservada. 
                                     
Vistas da Cidade de La Jolla
Prédio com um torre em cúpula cercado de palmeiras lembrando as influências ibéricas na Califórnia. 
                                    
Vistas da Cidade de La Jolla
Centro  da cidade com serviços financeiros. 
                                     
Vistas da Cidade de La Jolla
Centro da cidade com bares, cafés e restaurantes. 
 Saindo de La Jolla
Não poderíamos deixar de notar a profusão de tipos de palmeiras por todo o lado que se olhe, algumas até bem curiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário