sábado, 23 de julho de 2016

San Diego - Balboa Park - Plaza de Panama

Balboa Park, em Estilo Colonial Espanhol ,Homenageia a Presença Ibérica em San Diego
 Entrada do Balboa Park
Via El Prado, que corta o Nate's Point Dog Park e nos dirige ao portão da entrada monumental do Balboa Park.
Entrada do Balboa Park
Pode-se ver nitidamente o portão  da entrada monumental do parque, tendo ao lado a Califórnia Tower e a cúpula com glorieta, da basílica do Califórnia Building. 
 Entrada do Balboa Park
Califórnia Tower e a cúpula com glorieta do Califórnia Building.
Portão da Entrada Monumental do Parque Balboa
Com brasões, guardiões e colunas com capitel decorando a entrada do Parque Balboa. O parque foi nomeado em honra a Vasco Nuñez de Balboa( 1475 a 1519 ), que em 1511 tornou-se o primeiro  europeu a avistar o Oceano Pacífico. Balboa era governador em Darien, no Istmo do Panamá e ganhou a confiança das tribos  locais que então revelaram a existência de um oceano. Guiado por estes índios, Balboa avistou o oceano , sozinho com seu cão , do alto de uma elevação e passou a chama-lo de ¨Mar del Sur¨. O Mar del Sur de Balboa passou a ser chamado de Oceano Pacífico por obra do navegador português, a serviço da coroa Espanhola, Fernão de Magalhães( 1480 a 1521 ), que descobriu a esfericidade da Terra realizando a primeira circunavegação. 
Califórnia Building
Onde funciona o San Diego Museum of Man . O California Building foi o principal pavilhão de Panamá-Pacific Exposition realizado em 1915. Esta feira mundial comemorava a conclusão do Canal de Panamá também em 1915.
                                      
Califórnia Building
Em estilo colonial espanhol a fachada impressiona em razão das filigranas e detalhes dos relevos da fachada, bem ao estilo andaluz. Pode-se admirar boquiaberto, o tempo que se quiser esta verdadeira obra de arte que não haverá nenhum incômodo legal que impeça isso. 
California Building 
Onde funciona o San Diego Museum of Man é um museu antropológico sobre as idades e a evolução humana ao longo do tempo. Mostra que a espécie viveu muito mais tempo na pré-história, onde se formou, evoluiu , cresceu e carregou seus  impulsos de sobrevivência, do que o tempo de nossa história conhecida . Portanto esta pré-história, tem um valor que às vezes não entendemos, pois nos julgamos vivendo num auge da evolução, aquilo  que pode ser apenas mais uma fase desta longa existência da espécie.
 Califórnia Building
Portal de Entrada do Museum of Man com suas belíssimas filigranas em relevo.
 
Via El Prado
Entrando no Balboa Park a primeira coisa que aparece é a Plaza de Panamá, que era o centro nervoso da Panamá-Pacific Exposition. Podemos ver que a via El Prado contorna a Panamá Fountain e continua, depois daquela torre entre prédios que oferecem inúmeras atrações. A torre que aparece em frente é o Timken of Art, onde são expostas obras famosas de Frans Hals, Paul Cezanem e Francois Boucher.
                                   
Via El Prado 
Vista da Califórnia Tower da via El Prado. A via contornou a Panamá Fountain e prossegue entre prédios com arcadas de ambos os lados.
Plaza de Panama
Vista da Estátua de El Cid, herói da formação e da conquista  espanhola dos territórios da Península Ibérica ocupados pela invasão árabe durante a Idade Média.
Plaza de Panama
Vista do Spreckels Organ Pavilion, onde se realizam concertos habitualmente. O pavilhão fica em uma das extremidades da Plaza de Panamá, diante do estátua de El Cid.
Plaza de Panamá 
Vista da Califórnia Tower em relação a estátua de El Cid e a Plaza de Panamá.
Plaza de Panama
Estátua de El Cid, que  era conhecido  como Cid Campeador. Seu nome era Rodrigo Diaz de Vivar( 1043 a 1099 ), nascido em Bivar, perto de Burgos na atual Espanha e notabilizou-se combatendo os árabes invasores, que lhe deram o título de Cid, que quer dizer Senhor . É o herói de muitas obras literárias, como o ¨Romanceiro Español¨, de uma tragédia de Corneille e outras obras, algumas bem rescentes.
Plaza de Panama
Estatua de El Cid. Sobre as histórias que exaltam  El Cid podemos citar o cinema que em 1961 lançou o épico El Cid, estrelado monumentalmente pela atriz  Sophia Loren, no papel de Dona Ximena, esposa de Rodrigo Diaz de Vivar e o insuperável Charlton Heston no papel do El Cid. Em seu elenco  podíamos assistir também outros monstros sagrados do cinema como   Ralf Vallone, no papel do cavaleiro Garcia Ordóñez entre outros. O filme marcou época para a jovem geração ( dentro da qual eu me incluía ) e foi o  preferido por uma multidão de aficionados em todo o mundo! 
Plaza de Panama
Vista da fachada do prédio do San Diego Museum of Art, em uma das extremidades da praça e com relação a Estátua de El Cid. 
                                      
Plaza de Panama
Muito sombreada e com portais decorativos espalhados pelas suas bordas.  
Plaza de Panama
Com caramanchões e sebes decorativas. 
Plaza de Panama
Com a fachada do San Diego Museum of Art ao fundo e em relação a Panamá Fountain e mesas com guarda-sóis para os visitantes. 
Plaza de Panama
Com a Panamá Fountain no centro da Praça. 
 
Panamá Fountain
Decorada com azulejos andaluzes. 
Panamá Fountain
Em relação a Califórnia Tower que aparece no fundo. 
San Diego Museum of Art
Em frente a Panamá Fountain, com sua fachada com relevo sofisticado de gravuras de estilo ibérico. 
San Diego Museum  of Art
Fachada com relevos em filigranas em estilo mouriscos, com brasões, escudos e estátuas de personagens famosos da história espanhola. 
Fachada do San Diego Museum of Art
Com o sofisticado desenho de filigranas com escudos e símbolos que lembram o estilo mourisco da Andaluzia espanhola. 
Fachada do San Diego Museum of Art
Com o detalhe do escudo de armas espanhol coroando a cimeira do prédio. 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário