domingo, 16 de outubro de 2016

San Diego - USS Midway Museum

USS Midway Museum, uma impressionante lição dos excepcionais recursos mobilizados para defender uma nação democrática e fundamentada na lei. 
San Diego Trolley
Fizemos uma visita ao Gás Lamp Quarter e achamos esta estação para passageiros localizada na confluência da Fifth Avenue com a Harbour Drive. Neste ponto pegamos o Trolley e fomos até ao Maritme Museum, onde descemos para fazer a visita ao soberbo USS Midway Museum.
                                      
Embarcadero
O USS Midway Museum  domina a orla marítima da North San Diego Bay, neste local com delicioso cenário  o Embarcadero ,com calçadões e piers, assim como inúmeras marinas lotadas de barcos e lanchas de passeio. É um dos marcos de San Diego com porto comercial e militar. Um pouco adiante também fica o prazeroso Sea Port Village onde as famílias se reúnem para momentos de desfrute , deleite e lazer    Neste ponto , a direita, ficam os navios históricos do Maritme Museum e o USS Midway Museum, sendo este último o objeto de nossa presente visita. . 
 
Monumento aos Marinheiros do Cruzador Ligeiro USS San Diego  C-53
 Centenas de milhares  marinheiros que foram lançados ao mar e lutaram na II Guerra Mundial. A base Naval de San Diego da Marinha Norte Americana, foi um importante reduto para esta luta especialmente na Batalha do Pacífico. Depois do ataque de surpresa do Império Japonês a base naval Norte Americana de Pearl Harbour no dia 7 de dezembro de 1941 e que causou sérios danos a aquela base  e ao poderio naval Norte Americano . Com a insegurança  no Havaí, a base naval de San Diego passou a ter uma grande importância no esforço de guerra aliado. O cruzador que leva o nome da cidade o USS San Diego, devido a sua participação ativa na guerra representou muito bem o esforço destes marinheiros nesta guerra. No monólito em frente podemos ver a silhueta envolta em brumas do USS San Diego.
Monólitos do Monumento
O monumento é formado por inúmeros monólitos onde cada um deles exalta um aspecto importante do sacrifício destes heróis que lutaram e venceram, por sua Pátria. Este Monólito por exemplo exalta a participação do Cruzador Ligeiro de nome USS-San Diego( CL-53) que participou desde a batalha de Guadacanal em 1942 , e depois de 34 enfrentamentos com o inimigo e 18 batalhas navais sendo o primeiro navio aliado a entrar na Baia de Tóquio em 1945 onde foi assinada a rendição . Durante a guerra navegou 312 000 milhas marítimas e foi considerado o navio mais condecorado da II Guerra.  
 Piso Com Mapas do Percurso do USS San Diego
A destruição da Marinha Japonesa foi um esforço muito persistente, dirigido para obter o domínio do Pacífico até expulsar o Exército Inimigo das Filipinas e outras  ilhas do Pacífico e possibilitar o ataque final dos aliados  que levou o Japão a rendição. O percurso do Cruzador San Diego, participando deste imenso esforço , está registrado no piso do monumento.
 
Monólito Principal
Centenas de Milhares Marinheiros foram para o mar e lutaram na II Guerra Mundial no que foi o mais singular evento unificador na História dos Estados Unidos. Estes jovens americanos deixaram suas esperanças individuais e aspirações familiares, casas, trabalhos num sacrifício coletivo para defender o seu país e seus ideais em comum.  Os homens do USS San Diego CL-53 Relembram aqui sua são emblemáticos de todos os que lutaram pela vitória em sua luta histórica. 
Monólito Com a Tripulação
Os nomes dos marinheiros e oficiais que participaram da tripulação do Cruzador San Diego 
Monumento ao Fim da Guerra
Final da II Guerra! Depois de serem mortas cerca de 56 milhões de pessoas e serem registradas carnificinas monumentais contra populações indefesas, depois que armas aterrorizantes como  a Bomba Atômica despertaram o medo e a forte possibilidade da extinção da vida na Terra, depois de tudo isso, foi  anunciado o fim da guerra, com a rendição do Japão! Houve uma explosão de alegria, especialmente das nações vencedoras, como foi ocaso dos Estados Unidos da América. Sua população, merecidamente, mostrou então explosões de júbilo as quais foram documentadas e registradas por espetaculares fotografias de instantâneos destes fugazes e reveladores momentos por toda a parte! Porém uma delas chamou mais a atenção do que as outras. Foi a foto de  um marinheiro, que hoje sabemos chamar-se Mendosa , tomando uma enfermeira nos braços, que hoje sabemos tratar-se de Greta, e que trocaram um prolongado beijo em abandono! Esta foto passou a ser emblemática pela alegria do  fim de II Guerra, marcando o que a guerra tem de melhor que é o seu fim vitorioso. Esta escultura porém foi realizada  para que sempre  fique marcado no coração das pessoas, a verdade oculta mas sugerida que é   a superação do  horror, implícito no alívio demonstrado pelos sobreviventes! 
Unconditional Surrender
Autor Seward Johnson, ano 2004 e 2005.
Greta Zimmer Friedman e George Mendosa
 Esta mitológica foto  expressa a alegria pelo fim da II Guerra Mundial e foi realizada pelo fotógrafo alemão Alfred Eisenstaed em 14 de agosto de 1945 na Times Square em Nova Iorque, após o anúncio de rendição do Japão e foi  publicada em uma página inteira, pela revista Life. Greta não conhecia Mendosa quando ele, um tanto embriagado, a tomou nos braços. Após aquele beijo, eles se separaram , sem saber sequer o nome um do outro. Posteriormente , em 2012 , depois de uma pesquisa, foi ratificado que  Mendosa e Greta eram os protagonistas da foto e a dupla se reencontrou no local onde foi feito o histórico registro. Greta morreu no dia 08 de setembro de 2016 aos 92 anos em Richmond Virgínia. Ele continua vivo. 
Deque do Embarcadero
Podemos ver o Porta Aviões Midway atracado no porto , uma belonave desativada usada como museu para  demonstrar o equipamento utilizado em tempos passados e nos atuais  para a proteção e defesa do chamada ¨Pax Ocidentalis¨. 
Porta Aviões Midway -USS Midway Museum
Onde funciona o USS Midway Museum, podemos ver helicópteros e caças modernos em exposição na pista superior do ´porta aviões. 
Porta Aviões Midway-USS Midway Museum
Com o seu complexo sistema de deques e pistas para decolagem e pouso de modernos aviões caças usados mesmo agora nos conflitos atuais. 
 Porta Aviões Midway-USS Midway Museum
Com seus inúmeros deques em vários andares sobre um casco poderoso.
Porta Aviões Midway-USS Midway Museum
Com os jatos de guerra em exposição bem a vista com a aproximação. 
Porta Aviões Midway-USS Midway Museum
Vista com aproximação de um dos caças em exposição no museu. 
Porta Aviões Midway-USS Midway Museum
O poderoso casco do porta aviões e ao lado aparecendo a escultura da cena famosa do beijo entre o marinheiro e a enfermeira pela alegria do final da II guerra.  
                                             
 Popa do Porta Aviões Midway-USS Midway Museum
Com o nome do navio bem evidente. Midway é o nome de um arquipélago norte-americano que fica bem no meio do Oceano Pacífico e por isso adquiriu este nome: Midway, o meio do caminho.
É também o nome de uma batalha naval ocorrida em 1942   uma das mais espetaculares travadas entre os EUA,  vencidos e arrasados pelo  ataque a Pearl Harbour, e o Japão, vitorioso por ter infligido ao inimigo  uma pesada destruição e morte. Esta batalha travou-se de forma encarniçada e brutal e no final  a Nação Americana saiu-se vitoriosa, atrasando o ímpeto do  avanço vitorioso japonês e possibilitando um reação por parte das Nações Aliadas. Pode-se afirmar, com alguma segurança, que esta batalha foi  o começo da vitória aliada no Pacífico.
Porta Aviões Midway- USS Midway Museum
Deques do Porta-Aviões junto ao cais demonstrando a grande complexidade da antiga belonave.
Guichês de Venda
A entrada para o Porta Aviões/Museu é um pouco pela direita destes guichês, cujo atendimento é rápido e eficiente, sem filas de espera. 
Interior do Porta Aviões
O deque inferior, logo abaixo da pista para decolagem e pouso do navio, estão em exposição vários modelos de aviões utilizados durante a Guerra no Pacífico. As pessoas, de uma forma geral, gostam de serem retratadas tendo como moldura estes famosos modelos, que exaltam a memória dos atos heroicos realizados por seus pilotos. 
Avião SNJ Texan Pilot Trainer
Muitos pilotos da Marinha Norte Americana, desde a II Guerra Mundial até 1950, voaram largamente no SNJ Texan em voos de treinamentos avançados e  qualificação para pouso e decolagem em porta aviões. O SNJ Texan era muito parecido com os aviões japoneses e por isso foram muito utilizados em filmes para representarem a aviação ¨inimiga¨ como em ¨Tora!Tora!Tora!¨ e ¨Midway¨. Este específico modelo mostrado de SNJ foi usado no filme ¨Swing Shift¨de 1984. 
Avião TBM-Avenger Torpedo Bomber
O TBM-Avenger foi um mortal avião torpedeiro na II Guerra, usado pela primeira vez na Batalha de Midway. Dependendo de sua missão podia transportar torpedos, bombas, foguetes ou cargas de profundidade. Em 1945 ,George H.W. Bush, o 41º Presidente Norte Americano, voou num TBM em combate contra bases japonesas em ilhas do Pacífico. 
                                  
Avião F4U-4 Corsair Fighter
O F4U Corsair foi o melhor avião de caça usado pela Marinha Norte Americana durante a II Guerra Mundial. O Corsair tinha suas assas dobradas para cima, possibilitando um amplo campo de visão do terreno mesmo  em  grande velocidade. Isso possibilitava também grande resistência nos pousos. O Corsair poderia ultrapassar a velocidade de 400 mph ( 700 km/h ) e era armado com impressionante conjunto de foguetes, bombas e metralhadoras pesadas. Os marinheiros o chamava de ¨Anjo de Okinawa¨ onde tornou-se famoso por suas incontáveis  arremetidas em combates contra alvos em terra, realizando um grande apoio as tropas terrestres no teatro do Pacífico na II Guerra.  
Restaurante dos Oficiais
O restaurante dos oficiais apresenta alguns refinamentos de grande sobriedade, típicos dos regulamentos militares. 
 
Silver Service
Estes serviços de prata existem a bordo de muitos navios na moderna Marinha dos Estados Unidos, e servem para cerimônias e recepção de dignitários. Começaram a ser utilizados na Marinha dos EUA no começo de 1890, primeiramente só em navios de guerra e cruzadores pesados  que usavam o nome de Cidades ou Estados. esta prática nunca foi obrigatória e por isso muitos navio não possuíam estes serviços. de prata. Este serviço mostrado foi presenteado pela cidade de Toledo, Ohio para a tripulação do cruzador pesado USS Toledo em 23 de outubro de 1946. Este serviço permaneceu a bordo até o seu desengajamento em 1960. Depois de servir em vários navios este conjunto foi transferido, depois de 2009 para o USS Midway Museum e será devolvido a qualquer outro navio que receba como nome  o da cidade de Toledo.
 
Popa do USS Midway Museum
O deque da popa do Midway foi transformado em um agradável restaurante com mesas ao ar livre para serem utilizadas pelo público. De uma delas pudemos observar a escultura do Marinheiro Beijando a Enfermeira na comemoração do anúncio do final da II Grande Guerra. 
Popa do USS Midway Museum
Podemos ver o outro lado do canal do porto que é a Coronado Island, onde boa parte da ilha é ocupada pela North Island US Naval Station e como podemos ver, apresenta porta aviões modernos estacionados em suas docas.  
Deque do USS Midway Museum
Deixamos o deque inferior do Midway e caminhamos na direção da pista superior de pouso e decolagem. 
Pista de Pouso e Decolagem do USS Midway Museum
Podemos ver inúmeros aviões já desativados e que tiveram muita importância nos combates da  Aviação Naval Norte Americana estacionados na pista do porta aviões a disposição da curiosidade do público.  Ao fundo podemos ver os modernos prédios do Down Town  de San Diego e uma curiosa torre de controle sobressaindo-se do prédio logo atrás do navio. 
Pista de Pouso e Decolagem do USS Midway Museum
Com impressionantes aviões militares de tecnologia moderna a disposição da curiosidade do público. 
Pista de Pouso e decolagem do US Midway Museum
Onde podemos ter um cenário soberbo das docas do Embarcadero e  as águas da San Diego Bay. 
Pista de Pouso e Decolagem do USS Midway Museum
Vista do prédio do Hotel Wyatt que fica na área do Embarcadero. Ao fundo podemos ver a silhueta da ponte Coronado Bay Bridge.
Pista de Pouso e Decolagem do US Midway Museum
Com uma soberba vista do Embarcadero, as águas da San Diego Bay e a ponte Coronado Bay Bridge que liga o centro da cidade a Coronado Island, local mítico onde está localizado o Hotel del Coronado, cenário do filme ¨Quanto Mais Quente Melhor¨onde estrelou uma das maiores deusas de Hollywood, Marlyn Monroe e os não menos famosos Jack Leamon e Tony Curtis.
F/A -18 Hornet Strike Fighter
Foi o primeiro caça que combinou a função de ataque e a capacidade de bombardeio depois de entrar em serviço em 1983. Este avião Hornet em particular é pintado de tal maneira que pareça um modelo recente de caça MIG para o treinamento em combates aéreos. 
                                    
A-4 Skyhawk Attack
Projetado inicialmente como bombardeiro nuclear o Skyhawk tornou-se legendário como bombardeio naval leve a partir de 1960. Ganhou o nome de The Scooter e foi muito utilizado na guerra do Sudeste Asiático. 
F-4 Phanton II Fighter
O primeiro jato a ser utilizado em grandes combates aéreas na marinha Norte Americana, no Marine Corps e na Força Aérea . Transportava apenas mísseis e realizava na maior parte das vezes o bombardeio para apoiar forças terrestres e mesmo combates aéreos com os MIGs, sobre o Vietnam. Foi usado até o ano de 1987. 
                                    
 RA-5 Vigilante Reconnaissance
Este grande avião foi desenvolvido originalmente como bombardeio para missões  nucleares, mas os submarinos assumiram esta missão quando o RA-5 entrou em serviço em 1964.
O Vigilante então passou a realizar excelente performance como uma aeronave de reconhecimento.
A-1 Skyraiders Attack
O A-1 Skyraider foi o último bombardeio da marinha americana movido a hélice e o único a lutar na Coreia e no Vietnam. Transporta uma grande quantidade de bombas e foguetes e também é armado com canhões, podendo voar sobre o campo de batalha durante horas. O Skyraiders tinha grande valor para o apoio de tropas terrestres, mas era muito vulnerável aos MIGs inimigos. No entanto, no dia 20 de junho de 1965, quatro Skyraiders do USS Midway lutaram com MIGs Norte Vietnamitas e derrubaram um deles , retornando a base sem nenhuma perda.  
                                   
F-4 Phanton II
Em junho de 1965 dois Phanton II do USS Midway combateram quatro MIGs 17 Norte Vietnamita destruindo dois destes. Este foi o primeiro combate  e a primeira vitória aérea  na Guerra do Vietnam.  
S-3 Viking Anti-Submarine Warfare
Primeiro jato usado na caça de submarinos. Em razão de seu pequeno tamanho tinha grande preocupação com a economia de espaço. Seu aparelhamento compunha-se de multitarefas o que permitia a tripulação a interpretação de inúmeros sensores simultaneamente. É equipado com radares, sonares, detectores magnéticos, equipamento para vigilância eletrônica e era armado com torpedos.. O S-3 era vital na batalha pela proteção contra submarinos. 
A-7 Corsair II Attack
Em 1967 o A-7 Corsair etrou em serviço e tornou-se o principal caça bombardeio da Marinha Norte Americana desde a Guerra do Vietnam até a Tempestade no Deserto em 1991. 
F-8 Crusader Fighter
Era o único avião a mudar a sua forma para facilitar a decolagem e o pouso em porta-aviões. Sua asa inclinava-se para cima e sua carenagem se estendia para obter melhor sustentação em baixas velocidades. Após atingir  o voo normal a asa retornava a sua posição  . Atingia velocidade supersônica e devido as bordas posteriores terem uma forma de serra dentada, facilitava muito o seu cruzeiro. É armado com metralhadoras e mísseis e era muito eficiente no combate contra os MIGs na guerra do Vietnam.
Vista na Direção da Proa do USS Midway
Pode-se ver a grande extensão da pista de pouso e decolagem do porta-aviões. 
                                     
Vista da Coronado Island
Do outro lado da North San Diego Bay  podemos ver dois porta aviões na ativa estacionados nas docas da North Island US Naval Station. 
                                     
North San Diego Bay
Usada como lazer por praticantes de Jet Sky. 
                                    
USS Midway Museum
Com os prédios do Down Town de San Diego. 
Broadway Pier
Visto da parte de cima do porta aviões estacionado nas docas, podemos ver o local de onde partem lanchas para interessantes excursões pela baia de San Diego assim como ferrries para outras localidades, entre estas a Coronado Island. 
Lancha de Transporte de Passageiros
Visto da pista do porta aviões podemos ver uma lancha lotada de passageiros chegando de uma excursão a Isla Coronado.
 
 Saindo do USS Midway Museum
Vamos deixando o navio museu com uma forte impressão provocada pela visita.
Feirantes no Deque do Embarcadero
Vendedores ambulantes oferecem lembranças da visita ao USS Midway Museum.  
 Retornando
Escultura em bronze mostrando um marinheiro voltando de sua missão e se reencontrando com sua esposa e filho. O monumento traduz uma forte emoção, que tem a ver com a sobrevivência, da nova oportunidade de vida, do sofrimento da ausência e principalmente da esperança de realização a plenitude da vida.
 

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