segunda-feira, 24 de outubro de 2016

San Diego- Gaslamp Quarter

Gaslamp Quarter é a San Diego Ancestral, Parte da Memória Humana Preservada.
San Diego Convention Center
Neste ponto a Fifht Avenue e a Harbour Drive encontram-se e onde podemos ver diante de nós, atrás da avenida de palmeiras, esta maravilha arquitetônica que é o Centro de Convenções de San Diego.  
Fifth Avenue
É  a avenida onde estão uma grande parte dos prédios do antigo Gaslamp Quarter e que foi preservada. A cidade de San Diego passou a se expandir a partir da segunda metade do Séc. XIX e este local era apenas um antro de prostituição, jogo e bebidas, que atendia um público aventureiro, guerreiros da fortuna, tentando  a riqueza pessoal. Podemos ver o portal festivo que dá início a este alegre bairro que atrai milhares de turistas que hoje buscam suas opções oferecidas como compras, restaurantes e  diversões noturnas. Logo a direita porém, temos o nosso primeiro prédio notável a ¨Old Spaghetti Factori¨, onde funciona um agradabilíssimo restaurante italiano.
Old Spaghetti Factory
Além de um ambiente acolhedor e uma saborosa comida italiana este restaurante tem uma particularidade rara por estas latitudes que é a de SERVIR O ALMOÇO. Sabemos que os Norte-Americanos preferem fazer no meio dia apenas um lanche reparador e nada mais, guardando-se para um jantar a altura, um ¨Dine¨ eventualmente num ¨Restaurant¨, e que por isso ficam lotados no final do dia. Porém estes ¨Restaurant¨ não costumam atender na hora do almoço! Portanto, para nós, pobres profanos, nos resta procurar restaurantes de ascendência latina e que entendem perfeitamente a necessidade que este público visitante sente, apenas a necessidade de um simples e satisfatório almoço.   
                                    
Old Spaghetti Factory 
Na recepção do restaurante podemos apreciar belos vitrais que nos remete a apreciar um ambiente renascentista.
Recepção do Restaurante
Apresenta também alguns quadros com fortes características góticas tardias. 
Salão do Restaurante
Um amplo salão com inúmeras mesas ocupadas pela clientela do restaurante, que apresenta iluminação adequada e revestimentos com painéis de madeira próprias dos antigos Saloons, típicos nesta cidade que foi uma das capitais do Velho Oeste. 
Paredes do Salão do Restaurante
Com tijolos aparentes para reproduzir um ambiente rústico com quadros de temas e cenas da vida do antigo Gaslap Quarter .
Quadros Nas Paredes do Salão do Restaurante
Com as diversas cenas da vida boêmia deste núcleo urbano em formação . 
Quadros do Salão do Restaurante
Aventureiros se divertindo com mulheres e bebidas ao som de um ¨Mariachi¨mexicano. 
                                               
Quadros no Salão do Restaurante
Danças, convites para subir ao andar superior e a animada música do ¨Mariachi¨ mexicano. Um dos personagens que devia frequentar estes bailes com frequência deveria ser Wyatt Earp, xerife de San Diego e dono de inúmeras casas de jogo neste bairro na década de 1880. 
Quadros no Salão do Restaurante
Podemos ver, com uma certa alegria, o crescimento da civilização em San Diego, um Bonde elétrico sobre trilhos saindo do portão do Balboa Park pela Via El Prado, provavelmente durante o tempo da Panamá-Pacific Exposition de 1915, que comemorava a inauguração do Canal de Panamá.   
 
Fifht Avenue-East Side
Como se pode ver a presença humana neste bairro é harmoniosa, doméstica e pacífica , com as pessoas levando as suas vidas de forma espontânea como em todo o lugar.
 
 Fifith Avenue-West Side 
Edifícios históricos preservados em suas características. Sua utilização porém é com empreendimentos assim como bares, restaurantes ou cafés modernos e ¨fashion¨, como esta ¨Steak House¨.
Fifth Avenue- East Side
Prédio da Brumwig Drug Co. negócio estabelecido em 1888, ano da Lei Áurea no Brasil. Hoje funciona como uma moderna loja que vende roupas.
Fifth Avenue- East Side
Vendo-se os modernos prédios do down town de San Diego. 
Fifith Avenue- West Side
Seqüência de prédios históricos, sendo que todos são dedicados ao comércio moderno de produtos voltados para o visitante, visitantes estes formados na maior parte pelo turismo doméstico. 
Fifth Avenue -West Side
Prédio histórico da San Diego Trading Company, localizado no cruzamento da Fifith Avenue com a ¨J Street, com marcantes características arquitetônicas do começo do Séc. XX. 
 
Fifth Avenue-West Side
Entrada do prédio da antiga San Diego Trading Company , que abriga uma moderna loja de lembranças e trajes ¨fashion¨.
 Fifth Avenue- West Side
Prédio histórico, onde funcionava um hotel na fechada comunidade oriental de San Diego, o hotel Callan.
Fifth Avenue-West Side
Yamada Building, edifício de 1869, pertenceu a uma série de proprietários japoneses a partir de 1920 e era entã usado como teatro e Casa de Bilhar. Passou a ter este nome em razão de Frank Yamada, proprietária de uma Casa de Bilhar aberta em 1950, com o nome de Frank'sPlace.
Fifth Avenue-West Side
The Lincoln Hotel, edifício de 1913, tem quatro andares e estrutura com vigas e traves de metal. Sua fachada por sua vez mostra tijoletas vermelhas que representam tijolos aparentes e ladrilhos vitrificados brancos. Tem um terraço com laje plana e parapeito levemente inclinado que era ornamentado por uma famosa cabeça de leão. Esta cabeça de leão caiu no terremoto de 1986 e foi rapidamente carregada por um dos passantes.
Fifth Avenue-West Side
Lorienstein Building, edifício de 1887. Seu primeiro proprietário foi Mos Loweersteu e negociava mercadorias , roupas, vinho e bebidas alcoólicas entre 1892 até 1895. 
 
Fifth Avenue-West Side
Marin Hotel, prédio de 1888
Fifith Avenue -East Side
De ambos os lados vemos prédios históricos muito bem preservados. 
Fifth Avenue-East Side
Este prédio de dois andares fica no cruzamento da Fifth Avenue com a Market Street.
 
Fifth Avenue-West Side
Timkin Building, prédio de 1894. Henry Timkin ganhou muito dinheiro por ser o inventor do mancal de rolamentos usados nas rodas das carroças e diligências e por isso foi um dos maiores investidores imobiliários de San Diego. Em 1894 construiu este edifício ao custo de US$7 200,00. Era um prédio notável com as suas coberturas de luxo no segundo andar e as grandes aberturas. O primeiro ocupante do prédio foi o Mint Saloon que também alugava quartos mobiliados no segundo andar. Mais tarde o prédio abrigou uma loja de roupas, uma galeria de tiro e um centro multicultural.
 
                                
Fifth Avenue- West Side
Backesto Building, prédio de escritórios de 1873.
Fifth Avenue- East Side
Yuma Building, prédio de 1888, edifício comercial que foi um dos primeiros prédios de tijolos do centro de San Diego. Chegou a funcionar um bordel neste prédio até que foi fechado em 1905.
 
Fifth  Avenue- West Side
Old City Hall, prédio de 1874 em estilo italiano florentino tem 16 janelas com arco superior e 12 janelas retangulares na parte de cima. Apresenta sacadas em ferro fundido e um elevador com a cabine em caixa gradeada estilo gaiola. Em 1887 foram acrescentados mais dois andares para abrigarem a Biblioteca de San Diego e no ano de 1900 todo o governo da cidade mudou-se dando lugar ao Departamento de Polícia e as Câmaras Centrais de Comércio.
 Fiffth Avenue- East Side
Prédio do Reading Cinemas no cruzamento da Fifth Avenue com a G Street.
Fifth Avenue-West Side
Llewely Building, prédio de 1874 foi uma loja de calçados e depois os mais diversos e conhecidos  hotéis.
 
 Fifth Avenue- East Side
Penn Hotel, no cruzamento com a F Street.
 
Fifth Avenue-East Side
Marston Building, prédio de 1881, foi construído pelo líder cívico George Marston. Foi reformado em 1903 em razão de um incêndio que destruiu grande parte do prédio.
 
Fifth Avenue-West Side
 Keating Building, prédio de 1890 em estilo Romanesco foi construído por George  Keating que no entanto morreu antes de terminar a obra. Sua esposa Fannie terminou aobra o que explica a aparência decorativa mais feminina do quinto andar. Em 1893 o San Diego Saving Bank instalou-se no prédio assim como a Biblioteca Pública e a Humanie Society.
Prédio de 1890
 
 
 Fifthy Avenue-East Side
Com belos e coloridos prédios entre as F e E Street com características pronunciadas do final do Séc. XIX.
Fifth Avenue-East Side
Louis Bank of Commerce, prédio de 1888, foi o primeiro prédio de granito da cidade e onde funcionou ao Louis Bank of Commerce por cinco anos e depois foi um bar especializado emostras e um bordel. 
Broadway Street
 Horton Plazza,  o Shopping Center onde podemos resolver alguns dos nossos mais estranhos compromissos de viagens. Por exemplo foi por aqui que encontrei um vídeo-game que não achava em lugar nenhum! Isso salvou-me da decepção de um dos nossos netos nos ajudando a manter o clima alegre no nosso retorno.
                                     
Horton Plazza
Com seus prédios modernos admiráveis e onde encontramos também uma agência do Citi Bank, onde pudemos trocar ainda alguns dólares.
 
Shoping Horton Plaza
Muito animado com lojas muito diversificadas e uma filial do Macy's. Era na frente deste shopping que sempre pegávamos o TAXI para chegar no nosso distante Hotel Hyatt, que fica próximo a La Jolla. Neste último dia, retornamos ao hotel com uma simpática motorista somali que não sabia bem onde ficava o Brasil e olha que eu acho que ela não tinha a menor culpa, pois a insignificância mundial de nosso país é de exclusiva responsabilidade nossa! Mas  conto esta história curiosa porque relacionei imediatamente a  nossa motorista com a consagrada autora , a somali Ayan Hirsi Ali, conhecida no Brasil por ter  escrito estes três  livros traduzidos: Herege, Nômade e Infiel. 
Bem, encerramos nossa belíssima viagem que começou no frio mas maravilhoso Alaska , onde depois passamos por Seattle, Las Vegas, São Francisco , Los Angeles e San Diego Todos os passeios fizemos sozinhos, por conta própria, exercitando nossa independência septuagenária. Mas o que mais poderia dizer sobre San Diego? Bem , fomos tratados sempre com muita civilidade e educação em todas ocasiões que precisamos e assim apreciamos muito  suas exclusivas e únicas atrações e por isso no final nos convencemos! Não resta a menor dúvida, San Diego é ¨The Prettiest City of the United States¨!  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário