quarta-feira, 31 de agosto de 2016

San Diego -Balboa Park-El Prado

El Prado,  Uma Exposição Genial da Arquitetura  Ibérica Neobarroca.
El Prado, Via Principal do Parque.
Esta fotografia foi tirada no final da via, nas escadarias da Fonte Mrs. Bea Evenson e na direção ao arco de entrada   e da California Tower que destaca esta entrada juntamente com o San Diego Museum of Man. 
Via ampla e reta, desde a entrada , está emoldurada de um lado e do outro   com carreiras de prédios  sensacionais construídos em estilo neobarroco ibérico. É proveitoso gastar algum tempo admirando cada um deles, especialmente nos detalhes de algumas fachadas inteiramente cobertas com relevos de filigranas e personagens ancestrais, evocativas na formação histórica da Califórnia.

Via El Prado com a Fonte no Final
No final da via, a fonte exerce naturalmente uma atração especial aos visitantes. Fontes eram itens importantes na concepção arquitetônica mourisca, assimilada admiravelmente pela cultura ibérica. Esta fonte foi construída em homenagem a Mrs. Bea Evenson, em maio de 1981 e acrescentou definitivamente a conceituação do parque  de enaltecer a substancial  presença hispânica na formação da Califórnia.  
 Fonte Mrs Bea Evenson
Com um amplo espaço cercado de vegetação e com   dois prédios culturais importantíssimos do parque, o San Diego History Museum e o Reuben H. Fleet Space Theater and Science Center.
 Fonte Mrs Bea Evenson
Vendo-se a direita da foto, parte da fachada do amplo prédio do San Diego Natural History Museum. Depois mais no centro da foto uma sequencia de prédios que terminam na Califórnia Tower,  ao lado do Arco de Entrada do Parque onde fica o  início da Via El Prado.
 
Fonte Mrs. Bea Evenson
Vendo-se a direita a ampla fachada do prédio do San Diego Natural History Museum. 
                                      
San Diego Natuaral History Museum
Com Frontão grego, sustentado por colunas coríntias, amplo arco de entrada no topo de escadaria monumental.Tem exposições inéditas para os visitantes , entre elas, a dos Sistemas Ecológicos da Califórnia, mostrando o deserto, litoral e mar. 
Reuben H Fleet Space and Science Center
Ocupando um dos lados da fonte , embora pareça um prédio simples, oferece entre outras ,atrações de grande impacto como a enorme cúpula de cinema do OMNIMAX, no Space Theater.   
Casa Del Prado Theater
Com fachada de igreja colonial neobarroca em que se inclui uma rosácea emoldurada por  filigranas em alto relevo , pares de colunas com fuste decorado em elipse e capitel coríntio e   até dois campanários. É difícil não acreditar que isso não seja uma igreja, mas é um teatro e faz parte de um conjunto maior que se chama Casa del Prado, uma monumental construção espalhada formada por corredores externos e salões magníficos com a solene caráter ibérico onde funcionam inúmeras atividades culturais de grande valor como veremos a seguir.
Casa del Prado
O Teatro, com fachada  e campanários de igreja está ligado ao conjunto maior, chamado de Casa del Prado por extensos corredores externos constituídos por sequência arcos coloniais ibéricos  .
Casa del Prado
Vista da fonte, apresenta uma outra surpresa,  uma fachada decorada por altos relevos de ricos e enumeráveis filigranas e imagens sagradas.
Casa del Prado
Fachada apresentando um abundante filigrana em alto relevo com nichos ocupados por imagens sagradas.
Casa del Prado
Fachada lateral apresentando rica decoração em alto relevo na fachada lateral da construção.
Casa del Prado
Internamente o prédio possui amplos pátios cobertos por gramados onde podemos apreciar os corredores externos com  arcos coloniais. Ao fundo podemos ver um dos campanários do Casa del Prado Theater.
Casa del Prado
Com amplos corredores internos que levam a salões magníficos. A impressão que se tem é que a arquitetura do prédio segue a lógica de um mosteiro espanhol.
Casa del Prado
Ao longo dos corredores internos encontramos molduras em alto relevo e belíssimas filigranas destacando imagens sagradas reverenciadas nos antigos mosteiros espanhóis. Este é o busto do frei Junípero Serra(1713 a 1794), fundador das Missões Franciscanas da Alta Califórnia. Junípero e seu grupo, conhecido como Grupo Serra, chegaram a San Diego em 1769 , onde fundaram a primeira das 21 Missões Espanholas da Alta Califórnia, a Missão San Diego del Alcalá. 
                     
Casa del Prado
Ao longo dos corredores encontramos algumas esculturas  de artistas espanhóis famosos, como Zurbarán(1598 a 1664 ) autor de retratos e cenas da vida religiosa, Murillo(1618 a 1682) que fazia quadros religiosos de profundo misticismo e Velázquez( 1599 a 1600) cuja obra genial e incomparável ocupa lugar de destaque no Museu del Prado em Madri.
Casa del Prado
Amplos caorredores avarandados com arcos coloniais externos.
Casa del Prado
Os corredores externos terminam num amplo arco guarnecidos com pares de colunas sustentando uma barra acima com um esplendor de escudos gloriosos emoldurados com folhas de acanto, uma visão notável e enobrecedora das linhas e requintes aristocráticos. Estes corredores levam a inúmeras instituições culturais como o San Diego Junior Theater, ou San Diego Youth Symphony and Coinservatory e San Diego Civic Yoth Ballet, Civic Dance Arts of the SD Park & Rec. Dept, San Diego Botanic Garden Foundations e San Diego Floral Association. 

Casa del Prado
Acima dos arcos da fachada dos corredores vemos filigranas em alto relevo, compondo escudos de uma gloriosa aristocracia.
                                             
Casa del Prado
Fachadas do prédio com arco de entrada guarnecido por pares de colunas de fuste decorado com relevo elíptico emaranhado em voluta no fuste das colunas além de  capitéis coríntios. Escudos em relevo emoldurados por complexas filigranas , ampla rosácea, que lembram as da Catedral de Toledo na Espanha e cumeeiras com espigões.
                                   
Via El Prado
Vendo-se o Arco da Entrada do Parque Balboa, a Califórnia Tower que fica ao lado do Museum of Man.
Via El Prado
Foto tirada em frente a Casa del Prado na direção da entrada do parque, podendo se ver a California Tower . 
Fonte Mrs Bea Evenson
Foto tirada em frente a Casa del Prado na direção da fonte, que atrai naturalmente inúmeros visitantes.
Casa de Balboa
Defronte a Casa del Prado esta construção que se rivaliza com a ela em tamanho, riqueza arquitetônica  e extensão, onde tem partes específicas destinadas a atividades próprias, como o Museum of Photographic Arts, que aparece bem em frente.
Casa de Balboa
Com seus belos arcos, sacadas e cumeeiras guarnecidas com telhas coloniais. Esta construção tem também inúmeras atividades culturais de grande relevância  como o San Diego History Center, o Model Railroad Museum e o Museum of Photographic Arts.
Casa de Balboa
Com seus balcões ibéricos coloniais proeminentes e guarnecidas por grades de ferro forjado em rica decoração.
Casa de Balboa
Com a entrada principal do Museum of Photographics Arts .
Casa de Balboa
Com seus amplos e impressionantes corredores avarandados guarnecidos por arcos coloniais e colunas ciclópicas.
 

                                       
Casa de Balboa
Vemos uma ampla construção em modelo colonial espanhol do Séc. XVIII. Como sabemos o nome da casa é em homenagem a Vasco Nuñez  de Balboa(1475 a 1513), conquistador espanhol que descobriu o Oceano Pacífico em 1513, depois de atravessar o istmo da América Central, orientado pelos indígenas locais.

San Diego Botanic Garden Foundations e San Diego Floral Association
Entrada monumental guarnecida por arco colonial, esplendor com escudos nobiliárquicos e amplas barras decoradas.
San Diego Botanic Garden Foundations e San Diego Floral Association
Pátio com arcos coloniais e avarandados da sequência de salas salas .
 
 
Botanic Building
Este  ameno e belo lago cercado de  plantas nativas,  possui plantas aquáticas ou   nenúfares , onde nadam inúmeras  carpas  em suas águas. Elas  refletem ainda esta imagem comovente do prédio da estufa para o cultivo de plantas tropicais, chamado de Botanic Building , que tem uma preciosa cobertura  construída em madeira de sequoia vermelha. 
                                      
Botanic Building
Em frente do Botanic Building podemos ver a imagem belíssima do lago que lhe fica em frente. A direita vemos as paredes brancas do Timken Museum que expõem belas e preciosíssimas obras de Frans Halls, Francois Buccher e Paul Cézane. A esquerda estão as salas do San Diego Botanic Garden Foundations  e em frente a Home of Hospitality com suas duas torres características e onde funciona o Prado Restaurant.

Home of Hospitality
Vista em aproximação com o lago do Botanic Building repleto de nenúfares e refletindo a imagem de suas torres.

Home of Hospitality
Local onde funciona o Prado Restaurant, onde sem dúvida, o visitante vai querer se recuperar de seu hercúleo esforço ao conhecer com enorme avidez, tantas coisas novas e inéditas.

                                    
Home of Hospitality
Fachada com entrada em portão guarnecido por portaladas ciclópicas e ladeada por torres em tetraedro baixo, com  aberturas no alto em arco e cumeeiras decoradas em motivos diversos . 
Home of Hospitality
Uma das torres que compõem o prédio com decoração em motivos diversos.
Home of Hospitality
Uma das torres do prédio decorada com azulejo e motivos diversos. 

Plaza de Panamá
O Parque Balboa foi sede da Panamá-Pacific Exposition em 1915. Era uma Feira Mundial que comemorava a inauguração do Canal de Panamá. O monumento equestre em bronze é dedicado a El, Cid ou Rodrigo Diaz de Vivar( 1043 a 1099), cavaleiro espanhol que se notabilizou combatendo os mouros. El Cid é o herói de grande número de obras literárias, dentro do ¨Romancero Español¨, como a Crônica Rimada del Cid,  Crônica del Cid e outros. Existe também um drama de Guillén de Castro e  uma tragédia de Corneille entre muitos, entre estes, o filme El Cid de 1961, estrelado por Carlton Heston e Sophia Loren e que marcou toda uma geração.
Plaza del Panamá
Monumento equestre de El Cid domina o centro da praça e em frente vemos a fachada do San Diego Museum of Art, que é considerado o principal museu de arte do parque, onde estão expostas obras indígenas, orientais e europeias.


San Diego Museum of Art
Com sua entrada espetacular em estilo ibérico neobarroco, dominada por esculturas em alto relevo de filigranas, escudos e esculturas de personagens famosas. Em seu interior estão guardadas obras de arte europeia e americana do Séc. XIX até agora, bem como obras artísticas do Japão e da China
 
Plaza de Panamá
Podendo se ver prédio da House of Hospitality.
San Diego Museum of Man e Califórnia Tower
O Museu funciona dentro do prédio California Building cuja fachada mostra uma decoração em alto relevo assombrosa com nichos para a esculturas de californianos famosos.
Califórnia Building
Onde funciona o San Diego Museum of Man mostrando sua fachada , com portal em arco e escadaria monumental.
Portal de Entrada
Entrada do Balboa Park com colunas que sustentam barras de esculturas em alto relevo e escudo nobiliárquico.
Entrada do Balboa Park
Pista de entrada do parque que leva ao Centro da Cidade de San Diego, próximo do parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário