Botanic Building, momentos de quietude pela assimilação da paz de seu ambiente
Botanic Builoding
Construído para exibição botânica da Exposição Mundial Panamá-Califórnia de 1915 em razão da recente inauguração do Canal de Panamá. É uma estufa para o cultivo da plantas tropicais em ambiente protegido, tendo em frente de sua fachada um plácido lago que recebeu o sugestivo nome de ¨La Laguna¨ . Este lago tem uma atração muito grande para público visitante que costuma gastar uma bom tempo apreciando o belo colorido do cenário matizado e colorido refletido em suas superfície espelhada.
Botanic Building
A primeira coisa que atrai a atenção do visitante é o aspecto do edifício projetado por Bertram Goodhue tem outras particularidades além desta magnífica lagoa. Sua parte central é construída em uma Arcada Central Tripla, com uma cúpula semicircular e um domo em estilo persa construídos por tábuas de madeira de sequoia vermelha. Como se não bastasse vemos sobressair-se acima do domo um mirante em bronze, como uma cátedra para convocar adeptos.
Botanic Building
A construção deste centro botânico tem a ver principalmente com Alfred D. Robinson( 1866 a 1942 ), Presidente Fundador a San Diego Floral Association em 1907, pois em sua dedicação no cultivo de begônias idealizou o uso da estufa para exibir diversas plantas durante a Exposição de 1915. Alfred Robinson foi também o primeiro editor da revista Califórnia Garden
Podemos ver bem diante da Central Triple Arcade a parte do lago chamada de ¨La Lagunita¨ com suas águas tomada por nenúfares, lótus e papiros, assim como carpas vermelhas que nadam sob suas águas transparentes. La Lagunita é separada da parte maior do lago chamado de La Laguna por uma balaustrada e um caminho cercado de flores.
Botanic Building, La Lagunita
Podemos ver bem diante de nós a balaustrada que separa a ¨La Lagunita¨ da ¨La Laguna¨, a parte maior do lago. Podemos ver também a parte do edifício conhecido como ¨Central Triple Arcade¨, tendo a direita o portão de entrada e a esquerda o portão de saída para os visitantes.
Botanic Building, La Laguna
A parte do lago maior que é chamado de ¨La Laguna¨ tem a esquerda o prédio da Botanic Garden Foundations e em frente o prédio da House of Hospitality, onde funciona o Prado Restaurant. Como se pode ver, a superfície das águas do lago refletem um retrato colorido do cenário em torno, o que torna esta área, uma das mais fotografadas do Balboa Park.
Botanic Building, Interior
Como se pode ver o edifício guarda em seu interior mais de 2100 plantas em exposição permanente, bem como um grande número de exposições temporárias.
Botanic Building, Interior
A treliça construída com ripas de sequoia vermelha é bem ampla e permite plantas de formação arbórea .
Botanic Building, Interior
Diversos canteiros organizados no espaço térreo da estufa com plantas compatíveis e que passam por um processo de classificação em famílias, gêneros e espécie.
Botanic Building, Interior
Árvore em forma de palma, mas que na verdade é uma clateácea muito conhecida no Brasil com o nome de Xaxim, até a pouco tempo atrás muito usada para a fabricação de vasos para flores e plantas domésticas.
Botanic Building, Interior
Canteiro formado principalmente por orquídeas. As orquídeas exercem naturalmente uma atração natural sobre o público que aprecia sua persistente inflorescência.
Botanic Building, Interior
Orquídeas cultivadas em vasos suspensos por treliças nas paredes e colunas do prédio.
Botanic Building, Interior
Pode-se ver os vários canteiros organizados sobre a superfície da estufa e vitrines nas paredes com plantas afins.
Botanic Building, Interior
Parte do interior da estufa sob a Cúpula em Estilo Persa, sendo mais alta, comporta também plantas arbóreas mais altas.
Botanic Buiding, Interior
Vista de uma interessante composição chamada de Hõn Non Bô, que na língua vietnamita significa ¨Paisagem Vista em Miniatura¨. Hõn significa ¨ilha¨,Non significa ¨montanha¨e Bô significa uma combinação de água e cadeia de montanhas e florestas. Isso pode significar : ¨Copiando o caminho ,o cenário em miniatura.¨
Botanic Buildin, Interior
Vista da treliça que cobre a estufa repleta de plantas.
Botanic Building, Interior
Begônias e antúrios em vasos individuais e próximos uns dos outros.
Botanic Building, Interior
Em meio a espessa vegetação em ambiente sombreado surge um canteiro repleto de orquídeas.
Botanic Building, InteriorCanteiro de orquídeas com inúmeros exemplares. A família das orquídeas pode ser a maior das famílias de plantas, com cerca de 30 000 espécies diferentes.
Botanic Building, Interior
Inflorescência de um dos exemplares apresentados no canteiro de orquídeas. As orquídeas ocorrem do ártico até os trópicos e ´por isso são nativas em todo mundo exceto em regiões desérticas.
Botanic Building, Interior
Inúmeros exemplares apresentados no canteiro de orquídeas.
Botanic Building, Interior
Inflorescência de um dos exemplares apresentados no canteiro de orquídea.
Botanic Building, Interior
Canteiro de orquídeas e seus inúmeros exemplares. As orquídeas podem ser plantas terrestres ou epífitas e seguidamente desenvolvem belas e fragrantes flores. O nosso apreciado Extrato de Baunilha por exemplo, é extraído das vagens das sementes da orquídea ¨Vanilla planifólia¨.
Botanic Building , Interior
Plantas cultivadas em canteiros separados são classificadas para a apreciação dos visitantes. Esta, planta por exemplo, é originária do Equador, na América Latina . Conhecida como ¨Blood Leaf¨ e o seu nome botânico é ¨Iresine lindenii¨, conforme mostra a plaquinha discretamente incluída no conjunto ao fundo.
Botanic Building
Vista de sua ¨Central Triple Arcade¨na saída da visita ao interior do prédio.
Botanic Building, ¨La Laguna¨
Transparência de suas águas que espelham o cenário colorido em torno.
Botanic Building, ¨La Lagunita¨
Também com suas águas transparentes e espelhadas ostentando uma bela carpa de aparência fidalga em seu manto vermelho.
Botanic Building, ¨La Laguna¨
Podemos ver em suas águas transparentes a movimentação de inúmeras carpas que agitam a superfície espelhada destas plácidas águas.
Botanic Building, ¨La Laguna¨
Grande carpa nadando um pouco abaixo da superfície das águas.
Botanic Building, La Laguna
Os visitantes se entusiasmam com a movimentação das carpas, especialmente as crianças que vibram!
Botanic Building, La Laguna
E a movimentação de inúmeras carpas logo abzixo da superfície.
Botanic Building, La Laguna
As carpas movimentam-se confiantemente de um lado para o outro do lago.
Botanic Building, La Lagunita
Podemos ver a esquerda do Central Triple Arcade os arcos dos corredores externos dos pátios do prédio Casa del Prado.
Botanic Building
Vista dos pátios e arcadas do corredores da Casa del Prado, vizinha ao Botanic Building .
Botanic Building, La Laguna
Pode-se ver um pintor realizando o trabalho de retratar este mágico ambiente em torno do Botanic Building, o local mais fotografado do Balboa Park. Com certeza é um grande desafio aos que se propõem a reproduzir todo este encanto que foi apenas tocado por nós, pobres e extraviados profanos.